Peeling de cristal  

A microdermoabrasão ou peeling de cristal é um método, desenvolvido na Itália em 1985, que consiste em um aparelho composto por um duplo sistema de aspiração e compressão, lançando e ao mesmo tempo, aspirando microcristais de óxido de alumínio sobre a pele a ser tratada.O jateamento desses microcristais é em fluxo constante, de intensidade controlável, não traumática e assintomática.Devido à sua simplicidade e rápida recuperação, o paciente pode realizar este procedimento e retornar às suas atividades imediatamente.

As indicações para a microdermoabrasão são várias, dentre elas: tratamento de cicatrizes de acne e fotoenvelhecimento, rugas finas, manchas no rosto e outras hipercromias, como aquelas que aparecem em qualquer parte do corpo após uma inflamação na pele, poros dilatados, estrias e cicatrizes.

O paciente é avaliado para que se estabeleça um programa de tratamento e o número de sessões a serem realizadas, que podem variar em intervalos semanais, quinzenais ou mensais.A sessão dura aproximadamente 45 a 60 minutos, podendo variar com a área do corpo a ser  tratada.A abrasão da pele é feita com ela esticada e o número de passagens do aparelho e a profundidade do peeling dependem da patologia a ser tratada.

Normalmente, após o lixamento, que irá remover suavemente a camada mais externa da pele, estimulando o crescimento de uma nova camada e a produção de colágeno, são utilizadas máscaras faciais ou ácidos que finalizarão o procedimento. Já na primeira sessão, o paciente pode notar os resultados de maciez e brilho, além da melhora do tônus e da textura da pele.As máscaras podem ser calmantes, clareadoras, firmadoras e/ou anti-envelhecimento.Os efeitos do lixamento aparecem no momento do procedimento e são leve sensação de estiramento e vermelhidão da pele, que desaparecem logo após o tratamento.

É um método bastante realizado nos Estados Unidos, onde é chamado de “lunch peel” (peeling da hora do almoço)  e considerado um peeling suave e que pode ser realizado em qualquer em qualquer época do ano, inclusive durante o verão, desde que respeitados os métodos de proteção solar.

As grandes vantagens desta técnica são: rápida recuperação, praticamente indolor (não é necessário anestesia local), não há necessidade de interrupção dos tratamentos estéticos do dia-dia e não atrapalha nem a vida social, nem profissional do paciente.